quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PRECISAMOS CRESCER

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é cabeça, Cristo. Efésios 4: 15
Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém. II Pedro 3: 18
Não apenas estes textos, mas muitos autores inspirados das Sagradas Escrituras nos induzem a refletir sobre a necessidade do crescimento.
Estes textos colocam diante de nós um desafio: precisamos crescer! Mas para vencer este desafio precisamos estar prontos a enfrentar lutas. O crescimento não é um crescimento automático, muito embora a primeira vista possa parecer. Mil circunstâncias surgem a cada passo, criando obstáculos, dificultando o desenvolvimento, o crescimento.
O mundo não nos oferece qualquer condição de crescimento, muito menos, na graça, e conhecimento de Jesus conforme nos aconselha a palavra de Deus, entretanto, é exatamente neste mundo que temos de viver. Jesus lembrando-se disto suplicou ao Pai: “Não peço que os tire do mundo, e sim que os guarde do mal” (JO 17: 15).
A grande dificuldade é que precisamos progredir num mundo alheio, avesso à nós; se não avesso e inimigo, apático, frio, insensível. Jesus ainda afirmou que temos de crescer no meio de joio. E isto tem acontecido! Muitos estão suportando a aspereza, as farpas, os espinhos, no seu processo de crescimento. Felizmente há os que permanecem firmes até o fim, são heróis da fé, como José, filho predileto de seu pai, odiado por seus irmãos, levado para o Egito e vendido a Potifar. Foi tentado ao adultério pela esposa do seu patrão, caluniado por ter resistido, foi injustamente preso, mas pôde por fim declarar “Deus me fez próspero na terra da minha aflição” (GN 41: 52)
É difícil crescer na terra da aflição, mas não impossível. Deus, muitas vezes aproveita o nosso sofrimento para fazer-nos crescer, como aconteceu ao jovem José do Egito. Parece uma incongruência, mas o sofrimento é também uma maneira de nos humilharmos perante o Senhor, de nos quebrantarmos, de descemos de nosso pedestal.
Finalmente, mesmo que as lutas sejam difíceis é preciso que não entreguemos os pontos. Deus não exige de nós que sejamos um Moises, ou um Paulo, contudo Ele espera que dentro do que somos, sejamos o melhor, e que cresçamos em tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário